O que é paper clay?

, , 1 comment

Conheça também o site paper clay: 




Paper clay é qualquer tipo de massa cerâmica acrescentada de celulose.

Grés, terracota, porcelana ou outros tipos de massas cerâmicas podem se tornar paper clay.
A mistura de papel na massa cerâmica garante resistência e mais plasticidade à peça enquanto trabalhamos e ela ainda está úmida ou em ponto de couro. Garante também uma secagem mais uniforme.  Não importa se o trabalho é delicado e fino ou se é uma escultura de grandes proporções, com o paper clay podemos trabalhar com diferentes espessuras. o risco de trincas na secagem e explosões no forno é muito menor.





A proporção de celulose e o tipo de papel usado podem variar também. Quanto mais fibra for adicionada à argila, mais forte ela ficará enquanto estiver crua, mas em compensação ficará mais frágil e mais leve quando queimada.




 Fibras de celulose diferentes produzem variados resultados. Podemos usar papel sulfite, filtro de café, caixa de ovos, papel toalha, papel higiênico, etc... Cada um destes tipos possui um determinado comprimento de fibras. Quanto mais longas, menor a porcentagem a ser acrescentada na argila.



A matéria orgânica presente na mistura de argila e papel, com o tempo libera mal cheiro. Faça quantidades que não precisem ser estocadas por muito tempo ou coloque um pouco de lysoform na mistura. Não use papel de revistas, papelões ou fibras que contenham colas e resinas impermeáveis, portanto insolúveis. Cuidado também com a utilização de jornal, pois a tinta tipográfica pode conter chumbo que é liberado na queima. E se usar papel higiênico leve em conta que você vai ter que usar seu paper clay em no máximo 10 dias, pois ele apodrece mais rápido que outros tipos de papel.








    

Um comentário :

  1. Arte com alma, movimentos em liberdade de pensamentos concretizados delicadamente em paper clay, maravilhas by Darly Pelegrini

    ResponderExcluir